Acervo Artístico

Acervo Artístico

Acervo Artístico - Hospital Aliança

Na vanguarda da ambientação hospitalar, o Aliança trouxe para Salvador uma tendência, hoje seguida pelas mais modernas instituições de saúde, segundo a qual mais do que estrutura técnica e profissional, a eficiência do tratamento médico também é influenciada por questões de comportamento

diretamente associadas ao espaço físico.

 

Em nossas instalações, os pacientes e suas famílias encontram um rico acervo de artes plásticas, criado especialmente para o hospital pelos artistas Francisco Brennand, Juarez Paraíso, Celso Cunha, Goya Lopes e Bel Borba.  O investimento na aquisição e na permanente conservação das obras desses artistas proporciona à comunidade de Salvador a oportunidade de apreciá-las em um raro conjunto.

São mais de 170 peças distribuídas nas áreas internas, varandas, fachadas e jardins. A extensa área verde tem locais de descanso e relaxamento para os pacientes e famílias.  Celso Cunha, artista plástico, responsável pelas esculturas de animais que povoam os jardins da Pediatria, nos conta que um pai que havia passado momentos difíceis no hospital, acompanhando a reabilitação do filho recém nascido, encontrou em nosso jardim um local de relaxamento e reflexão. Desenvolveu tal relação com as obras de arte, que pediu a Celso Cunha para criar outras para o jardim de sua casa.

Para as crianças o jardim é um encantamento repleto de bichos, desde grandes dinossauros, jacarés, lagartos, sapos até minúsculos passarinhos. A ambientação proporciona brincadeiras que aliviam a tensão natural das crianças  com o ambiente hospitalar.

Juarez Paraíso, artista plástico responsável por grande parte do acervo, como portais, gradis, desenho das calçadas e muitas outras obras, destaca o pioneirismo do Aliança na formação do acervo que contribui para que a comunidade de Salvador tenha um espaço privilegiado de acesso à arte.
O Aliança é o local onde Juarez tem o maior número de obras reunidas. Foram cinco anos de trabalhos ininterruptos criando peças que remetem a elementos da natureza como folhas, árvores, frutas e o movimento do mar, presente nos gradis. O artista ressalta  o bom exemplo de integração das peças com o paisagismo e o cuidado com o qual o hospital as mantém.

Logo Anahp            Logo ONA
©2012 Hospital Aliança - Todos os direitos reservados