Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Na gestão de resíduos sólidos, o Aliança realiza ações de coleta seletiva por todo o hospital, mantém os resíduos comuns em abrigo controlado e encaminha para cooperativas de reciclagem tudo aquilo que seja passível de aproveitamento. 

Contribui assim para que esses resíduos não sejam acumulados em aterros sanitários e para que os cooperados e suas famílias tenham uma alternativa de renda.

 

Também com impacto na redução de resíduos, foram abolidos o uso de sacos plásticos nos kits de enxoval distribuídos aos clientes, na distribuição de materiais e medicamentos das farmácias e no fornecimento de lanches aos colaboradores.

Pilhas e baterias usadas são encaminhadas para reciclagem, estimulando, inclusive, que os empregados tragam aquelas usadas em suas casas para que tenham a destinação correta e não sigam para o lixo doméstico. As lâmpadas fluorescentes são enviadas para uma empresa especializada no tratamento deste tipo de resíduo.

Quanto ao resíduo de saúde, sua destinação é realizada com o rigor exigido pela legislação e segue todos os preceitos de segurança ambiental e de saúde, como tratamento em autoclave e incineração. Os efluentes seguem em canal exclusivo para a estação de tratamento da Embasa, companhia estadual responsável pelo tratamento de esgotos.

O consumo de água em um hospital tem naturalmente grande impacto. Para diminuí-lo, foram trocadas todas as válvulas de descargas para outras com menor vazão e muitas torneiras comuns foram trocadas por automáticas ou fotossensíveis, evitando o desperdício de água.
O óleo utilizado na cozinha é enviado para a empresa BIOTANK que o recicla, já os fixadores, reveladores e películas de raio X utilizados na radiologia são doados a uma empresa especializada em recuperação da prata.

Logo Anahp            Logo ONA
©2012 Hospital Aliança - Todos os direitos reservados