Hospital Aliança investe em Ventilação de Alta Frequência

Hospital Aliança investe em Ventilação de Alta Frequência

Os recém-nascidos e crianças com até 40 Kg, internados na UTI Neonatal e na UTI Pediátrica do Hospital Aliança contam agora com mais um reforço tecnológico.

Trata-se do Sensormedics, um aparelho de ventilação de alta frequência oscilatória específico para quadros de insuficiência respiratória. Por ser um equipamento destinado a uma modalidade de ventilação muito específica, ele não está disponível na maioria dos hospitais brasileiros. No Norte e Nordeste, por exemplo, apenas o Hospital Aliança possui este equipamento.  “Contamos agora com mais um recurso tecnológico que pode ser utilizado em situaçõesmuitos específicas do período neonatal”, comenta a Coordenadora Médica da Neonatologia, Katiaci Araújo.

“Esse aparelho de ventilação mecânica é utilizado para atender a um grupo de pacientes que têm uma necessidade especial de ventilação como a síndrome do desconforto respiratório, as síndromes de escape de ar (pneumotórax, pneumomediastino etc) e a insuficiência respiratória grave que não responde a ventilação mecânica convencional", afirma a médica.

A decisão do tratamento utilizando o Sensormedics é feita pelos médicos, mas a equipe multidisciplinar (enfermeiras, fisioterapeutas, engenheiros clínicos, técnicos de enfermagem e da engenharia clínica) deve conhecer e ter familiaridade com o equipamento. Por isso, antes de colocar o aparelho em uso, toda a equipe multidisciplinar que atende pacientes internados na UTI neonatal e pediátrica do Hospital Aliança foi treinada por um especialista no equipamento.

Tel. Comunicação: (71) 2108-5809 / 7818 / 7820 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Logo Anahp            Logo ONA
©2012 Hospital Aliança - Todos os direitos reservados