IMPRENSA

notícias

01/10/2018

1 de Outubro – Dia do Idoso: Dicas para viver mais e melhor

Um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos até 2060, é o que indica a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto deste ano. Com o envelhecimento da população, o desafio é adotar um estilo de vida mais saudável para conquistar a tão sonhada longevidade com qualidade de vida.

 

“É preciso tomar atitudes e fazer escolhas que possam levar o nosso corpo a envelhecer com saúde, considerando a saúde como um conceito muito maior que apenas a ausência de doenças: uma  situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”, afirma o geriatra do Hospital Aliança, Dr. Leonardo Oliva.

 

Para buscarmos o equilíbrio em nossas ações, o ideal é adotarmos algumas atitudes positivas listadas pelo geriatra.

 

  1. Alimente-se bem e beba muita água.

  2. Pratique atividade física regularmente e mantenha-se no peso adequado.

  3. Não fume, não use drogas e evite o consumo de bebida alcoólica em excesso.

  4. Durma bem e reduza o stress.

  5. Consulte um médico regularmente e use medicações conforme orientado.

  6. Mantenha boas relações familiares e sociais.

  7. Tenha hobbies e atividades de lazer.

  8. Mantenha atividades produtivas (laborativas ou voluntariado) e, sempre que possível, desafie o seu cérebro.

 

Outra dica importante é saber quando procurar um especialista para nos orientar no momento em que decidimos envelhecer bem.

 

“Nosso corpo começa a envelhecer por volta dos 35, 40 anos e, a medida que o tempo passa, aumenta a importância de um acompanhamento geriátrico bem feito. Posso dizer que um geriatra torna-se imprescindível para aqueles pacientes muito idosos, principalmente se envelheceram com múltiplas doenças e possuem limitações funcionais”, completa.

 

O Hospital Aliança tem um olhar diferenciado para o paciente idoso. Atento para proporcionar a melhor experiência para esse paciente que requer cuidados ainda mais especiais, preparamos um folder com dicas e orientações importantes para ajudá-lo.

 

Folder: Dia do Idoso