IMPRENSA

notícias

03/08/2018

Aliança adere à campanha Agosto Dourado e inicia ciclo de palestras sobre Aleitamento Materno

No mês dedicado ao Aleitamento Materno, o Hospital Aliança adere à campanha mundial para reforçar que a amamentação é padrão ouro para a alimentação infantil. Com o slogan mundial de 2018: “Amamentação é a base da vida”, a Maternidade iniciou, nesta quarta-feira (01/08), um curso multidisciplinar com diversas abordagens do tema. A mesa de abertura do evento contou com representantes da diretoria do Aliança e equipe multidisciplinar.

 

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde 67,7% dos brasileiros são amamentados ao nascer e 41% mantêm a amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida.  A coordenadora médica do Serviço de Neonatologia do Hospital Aliança, Katiací Araújo, iniciou o evento destacando a importância da conscientização e do apoio da sociedade e família no processo de amamentação.

 

“Salvador é a capital que menos amamenta no país. Precisamos melhorar esses números fazendo com que a comunidade entenda e incorpore todas as vantagens da amamentação. O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta”, informa a Neonatologista.

 

Na Maternidade do Aliança são adotadas medidas que favorecerem o aleitamento materno: curso de gestante com treinamento dos pais em amamentação utilizando manequins, incentivo ao parto normal, amamentação na primeira hora de vida – em sala de parto, logo após o nascimento, se a mãe e o recém-nascido estão saudáveis, o bebê é colocado para mamar. No alojamento conjunto imediato o bebê sai da sala de parto junto com a mãe, direto para o quarto onde receberá apoio de equipe multiprofissional especializada em amamentação durante o período de internação.

 

“Trabalhamos todos esses anos para que nossos profissionais estejam capacitados para apoiar essas famílias e propiciar que a amamentação aconteça da melhor maneira possível para mãe e filho”, comenta a coordenadora de enfermagem da Maternidade do Hospital Aliança, Jacira Brasileiro.

 

Os benefícios do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, que consiste em oferecer o leite materno, sem outros líquidos ou sólidos, são únicos. O leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento físico e o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de ser o melhor leite que um bebê pode receber nos seus primeiros dois anos de vida.

 

“O leite humano é o único alimento que possui os verdadeiros agentes prebióticos que protegem o bebê de diversas doenças nos primeiros meses de vida. Crianças amamentadas ficam mais protegidas porque no leite humano existem elementos protetores que atuam na prevenção de doenças gastrintestinais e respiratórias”, indica Katiací Araújo.

 

Também faz parte da campanha um curso de gestante que será promovido para 45 famílias da comunidade do Vale das Pedrinhas no dia 25 de agosto, sábado. Neste dia, serão entregues para as gestantes da comunidade as doações de artigos para enxoval arrecadados na ação social promovida entre os funcionários do Hospital. Neste ano, o Centro Médico Aliança ficará iluminado de dourado todo o mês de agosto para reforçar a campanha.

 

O evento Agosto Dourado do Hospital Aliança é voltado para profissionais da área de saúde e as aulas serão realizadas durante todas as quartas-feiras do mês de agosto, das 14h às 17h.  Confira o programa completo http://hospitalalianca.com.br/noticias/programa-agosto-dourado-2018/