IMPRENSA

notícias

15/05/2018

MÉDICOS, FUNCIONÁRIOS E AUTORIDADES PRESTAM HOMENAGENS AO SR. PAULO SÉRGIO TOURINHO

O dia de ontem (15/11) foi de despedidas e saudade. Médicos, funcionários e empresários da capital baiana compareceram ao velório e sepultamento do idealizador e fundador do Hospital Aliança, Sr. Paulo Sérgio Tourinho.  Toda a Diretoria e o corpo funcional prestaram suas últimas homenagens e reforçaram a imensa gratidão e reconhecimento ao líder inspirador que será sempre referência para as equipes.

 

“Inteligência, sagacidade, força e assertividade são algumas palavras que integram o vocabulário descritivo de Paulo Sérgio. Sua vida plena, presença magistral e legado precioso merecem toda a nossa gratidão. Para além de projetos e empreendimentos de sucesso, construiu valores e instituiu novos paradigmas que transformaram significativamente a vida de pessoas, de comunidades e da sociedade como um todo. O Hospital Aliança – seu refúgio seguro nos instantes finais – é talvez o maior símbolo da sua essência empreendedora e visionária. De modo independente e com a ousadia dos grandes, ofereceu a Salvador, à Bahia e ao Brasil um modelo diferenciado de assistência à saúde, marcado pela preocupação constante por excelência e qualidade, com o intuito de assegurar o melhor aos pacientes e suas famílias. Não por acaso o lema da instituição é Servir, não para acrescentar anos à vida, mas sim, vida aos anos”, trechos do texto lido pelo vice-presidente do Hospital Aliança e hepatologista, Dr. Raymundo Paraná.

 

Em nota, o prefeito de Salvador e o governado da Bahia lamentaram a morte.

 

“Com seu empreendedorismo e visão de futuro, Paulo Sérgio Tourinho colocou a medicina do nordeste em um novo patamar, construindo e equipando o Hospital Aliança, hoje referência em todo o país”, “Que Deus conforte os familiares, amigos e todos os funcionários do Hospital Aliança neste momento de profunda dor”, ACM Neto.

 

“Soube há pouco da morte do fundador do Hospital Aliança, Paulo Sérgio Tourinho. Que seu legado inspire aqueles que têm a medicina como missão de vida. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e funcionários do Hospital Aliança”, Rui Costa.

 

O médico e Secretário de Saúde do Estado também prestou homenagem. “A Bahia perdeu hoje um dos seus mais brilhantes empresários e o homem que transformou a medicina baiana. Paulo Sérgio Tourinho foi um homem visionário, que enxergava luz onde todos viam trevas. Capaz de criar uma obra que transcenderá a sua existência, uma verdadeira Aliança entre mundos. Era sua obra prima. Assim como Galdi teve a sua Catedral da Sagrada Família, eternamente inacabada, Paulo Sérgio nunca terminou a sua obra”, Dr. Fábio Vilas-Boas.

 

Paulo Sérgio deixa um grande legado de integridade e excelência, caraterísticas pessoais do empresário que estarão sempre presentes nos valores institucionais da empresa que ele comandou por 28 anos. E a sua maior obra, o Hospital Aliança, integra rigoroso padrão de qualidade em saúde com um apurado senso estético como relatam os artistas Juarez Paraíso e Dirson Argolo.

 

“A Paulo Sérgio Tourinho devo a maior oportunidade que tive como artista de realizar um trabalho de conjunto consistente. E tudo isto, confesso, com a satisfação de ter o privilégio da companhia constante e da sensibilidade e inteligência de Paulo Sérgio Tourinho. Por tudo que devo como artista ao Dr. Paulo Sérgio, como me acostumei a chamá-lo, sempre o considerei co-autor, diretor artístico de tudo que produzi sob a sua promoção. De temperamento forte, sempre foi amável e respeitoso com as opções de projeto que lhes apresentava, sendo suas observações sempre pertinentes e aditivas. Com a sua inteligência, sensibilidade e percepção criativa, o Aliança tornou-se um Hospital diferenciado, um exemplo para todos que consideram a obra de arte inseparável do homem, como ser e como espécie. De resto, como homenagem à sua existência, o respeito e a conservação de suas realizações”, Juarez Paraíso, artista plástico.

 

“A Bahia perde um dos seus filhos mais ilustres, um homem inteligente e sensível, um empresário que não mediu esforços para dotar a Bahia de um hospital do porte do Aliança e com um grande diferencial: a arte está presente em quase todos os seus espaços, nas cerâmicas de Brennard, nos mosaicos e gradis de Juarez Paraíso, nos animais pré-históricos de Celso Cunha, nas pinturas e têxteis de Goia Lopes, nos mosaicos de Bel Borba, para falar apenas dos principais. A arte antiga também está presente na rara coleção de azulejos portugueses do sec. XVIIl e imaginária sacra que tivemos a honra de restaurar. A Bahia perde um homem excepcional,  uma personalidade única, que ajudou tantas instituições filantrópicas,  sem nunca querer que divulgassem seu nome. Tinha hábitos simples e um bate-papo agradável e enriquecedor. A Bahia perde hoje um grande empresário e eu um grande amigo. Que Deus conforte seus familiares, funcionários e o ilumine em sua passagem para a morada eterna”, José Dirson Argolo, artista plástico.

 

Também pelas redes sociais, muitos funcionários prestaram suas homenagens.

 

“Ao nosso presidente, desejo uma passagem de luz e muito grata por fazer parte de uma empresa que acreditou que seus colaboradores mereciam ter diariamente o respeito e a garantia de dignidade para estabelecer diariamente o exercício profissional. A garantia do respeito precisa ser sustentada em todas as relações, e isso ele promovia todos os dias! Meus sinceros sentimentos! #luto”, Iêda Oliveira, Assistente Social Hospitalar.

 

“Perdemos mais que um presidente… Os funcionários do HA estão de Luto. Gratidão é sentimento que nos move. Dr. Paulo Sérgio Tourinho. Continuaremos com seu legado com muito amor e respeito por sua história”, Lícia Lima – Enfermeira.

 

“Gratidão eterna ao nosso idealizador”, Heliene Sampaio, Nutricionista.

 

“Gratidão a esse ser humano ímpar que, independente da sua posição, tinha enorme coração, carinho e respeito por todos da sua família Aliança”, Anderson Nascimento, Assistente Administrativo. 

 

“Um homem que sonhou e realizou! Quando sonhamos em prol do bem comum, Deus permite e carimba nossos sonhos, tornando-os reais. Sr. Paulo Sérgio Tourinho, foi um canal de bênçãos para vida de milhares de famílias, inclusive a minha. O legado por ele deixado nos inspira e nos leva cada vez mais a amar e ter compaixão pelo próximo. #Gratidão #Honra #Respeito”. Tarsisio Brasil, Analista de Sistemas.

 

“Ao homem que materializou o significado de excelência traduzido num sonho que se realizou para muitos e que ainda realiza, meu muito obrigado por fazer parte disso e meu desejo para que Deus o receba em sua nova morada com todo o cuidado que merece. Em homenagem ao Sr. Paulo Sérgio – descanse em paz”, Tito Lívio, Fisioterapia.

 

“Não tive oportunidade de conviver de perto com ele, mas ele sempre esteve tão perto da gente e se fez tão presente que hoje é triste não tê-lo conosco. #gratidão #luto #hospitalalianca #facopartedessahistoria #minhahistoria #9anosdeHA”, Gerseire Nunes, Líder de Rouparia.

 

“Hoje eu consegui me arrumar, mas não consegui chegar, assim, resolvi despedir-me do senhor sozinha, em meu cantinho em casa. Agradeci o presente que me foi permitido por Deus, por mais de trinta e seis anos trabalhando em suas três empresas e, desse fruto, ganhei os meus melhores prêmios na Seguradora Aliança, minha menina hoje com vinte e nove anos e meu menino nascido nessa casa/HA, com vinte anos. Empresário não só de sucesso, mas que também permitiu o sucesso e realizações de funcionários, uma pessoa humana, cheio de responsabilidades, homem de missões voltadas ao bem estar dos seus colaboradores, tudo que pensava fazer para nós tinha que ser com muito capricho por não saber fazer diferente. Para a sociedade Dr. Paulo Sérgio G. C. de G. Tourinho, para todos que realmente só o amava e continuará o amando, simplesmente Sr. Paulo, homem de conceito simples, inesquecível, de valores absolutos, um verdadeiro administrador e para muitos um verdadeiro pai! Obrigada. Sr. Paulo, descanse em paz, Vânia Sanches, Assistente de Suprimentos.