IMPRENSA

notícias

25/07/2019

Compromisso de segurança contra acidentes de trabalho

No Brasil, o setor hospitalar é o setor econômico com mais acidentes de trabalho: um volume de mais de 300 mil casos no período de 2012 a 2018, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT).  O número preocupa e reforça a necessidade do alerta lembrado pelo Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (27/07) e da importância da utilização dos equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e individual (EPIs) no ambiente hospitalar.

 

“O profissional de enfermagem em hospitais encontra-se em risco de exposições a doenças transmissíveis, principalmente envolvendo sangue e/ou demais líquidos corporais. Esse risco aumenta diante da necessidade frequente de realizar procedimentos invasivos, daí a necessidade de observar as precauções padronizadas e utilizar corretamente os EPIs”, afirma o técnico de segurança líder do Hospital Aliança, Anderson Gonçalves.

 

No Hospital Aliança, o cuidado com funcionários e pacientes inclui a utilização desses EPCs e EPIs, além do uso de equipamentos com dispositivos de segurança como agulhas, bisturis e cateteres. “O hospital Aliança foi pioneiro em adotar equipamentos com dispositivos de segurança. Temos um total de 26 equipamentos entre agulhas, bisturis e cateteres totalmente seguros para utilização. É um cuidado muito importante para todos”, afirmou o coordenador de Suprimentos do Hospital Aliança, Armando Ribeiro.

 

O foco na Segurança no Hospital Aliança é vasto. Além dos equipamentos e dispositivos de segurança, existe também um trabalho cuidadoso dos serviços de Segurança e Medicina do Trabalho do Hospital para acompanhamento dos profissionais e do Núcleo de Segurança do Paciente, formado por profissionais de diversas áreas com os objetivos de disseminar a cultura de segurança e promover a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde relacionadas à segurança do paciente. Ações fundamentais para a manutenção da segurança e excelência dos processos no Hospital.