IMPRENSA

notícias

08/07/2019

Crianças voltaram às aulas e o cuidado com a saúde deve ser redobrado

As férias do meio do ano chegaram ao fim e, agora, as crianças estão voltando às creches e às escolas. O momento de reencontro também deve ser um momento de atenção dos pais com a saúde dos pequenos.

 

Segundo explica a pediatra do Hospital Aliança, Drª. Lis Thomazini, as viroses são mais comuns neste período porque as crianças acabam trazendo vírus de ambientes diferentes experimentados nas férias durante viagens, passeios e contatos com pessoas diferentes. Associados a isso, há uma relativa baixa de imunidade secundária ao retorno à rotina, com menos horas de sono, estresse pelo retorno ao ambiente escolar e mudanças nos hábitos alimentares.

 

Por isso, a Drª. Lis ressalta alguns cuidados que os pais devem ter com os menores: “manter o cartão de vacinas em dia (atenção especial para vacinação anual contra gripe, mesmo para crianças fora dos grupos de risco), não mandar crianças doentes para a escola e manter o acompanhamento regular com pediatra para adequada orientações”.

 

Sobre a ausência nos momentos de doença, é importante ressaltar o cuidado neste acompanhamento para evitar o contágio de outras crianças e sempre utilizar objetos como copos, mamadeiras e escovas de dente de forma individual nestes ambientes, incentivando o hábito de higienizar as mãos e orientando a criança sobre não levar os objetos à boca.

 

“Nesse período, são mais comuns as infecções respiratórias, mas também quadros gastrointestinais (diarreia e vômitos). Atenção especial ao surto de casos de dengue. A escola deve promover posturas adequadas de cuidado com o meio ambiente para combater esta infecção, além do uso individual do repelente para as crianças”, ressaltou a pediatra. Estar sempre atento ao seu pequeno é muito importante tanto para a saúde dele quanto de outras crianças. Previna-se.