NOTÍCIAS

Matérias

12/02/2020

Cuidado com as Fake News sobre Coronavírus

No Brasil, não há casos confirmados do Coronavírus (2019-nCov) até o momento, embora algumas Fake News já estejam circulando sobre o assunto. A doença está causando forte temor internacional pela epidemia que atingiu a China. Até esta terça-feira (12/02), foram 1.113 mortos no país e 44.653 casos confirmados. Fora da China, são 24 países afetados (confira lista em https://saude.gov.br/saude-de-a-z/listacorona).

 

“Lembramos que é essencial não compartilhar vídeos e links no Whatsapp que não tragam informações verídicas. O Ministério da Saúde não confirma nenhum caso de coronavírus no Brasil até este momento”, comenta a infectologista e coordenadora do Serviço de Infecção Hospitalar do Hospital Aliança, Dra. Áurea Paste.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, existem apenas sete casos suspeitos no país no momento: São Paulo (3), Minas Gerais (1), Paraná (1), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (1). Em Salvador, não há casos suspeitos sendo investigados. Para confirmar a veracidade dos fatos sobre saúde e combater as Fake News, o Ministério da Saúde disponibiliza o número (61) 99289-4640 para esclarecer sobre informações que circulam pelas redes sociais. Confira o vídeo sobre o tema: