IMPRENSA

notícias

07/05/2019

Especialista internacional expõe sobre Esteato-Hepatite no Hospital Aliança

Com a presença de estudantes, residentes e médicos especialistas em Patologia Clínica, Infectologia, Endocrinologia, Hepatologia e Gastroenterologia, ocorreu nesta segunda-feira (06/05) a Sessão Especial de Hepatologia no auditório do Centro Médico Aliança, 8º andar. A sessão teve a participação do especialista internacional em Esteato-Hepatite não-alcóolica (NASH) e Hepatotoxicidade (DILI/HILI), Dr. David Kleiner, que é patologista-chefe do Instituto Nacional de Saúde (NIH) norte-americano.

 

A atividade foi coordenada pelo hepatologista e superintendente médico do Hospital Aliança, Dr. Raymundo Paraná, que agradeceu a rica contribuição do especialista na Sessão. “Foi muito importante porque falamos dos mecanismos que permitem a esteato-hepatite progredir, sobre as informações que tratam das lesões no fígado relacionadas às toxicidades por ervas, suplementos alimentares e fórmulas que não possuem nenhuma avaliação científica séria e debatemos alguns casos nossos sobre NASH e DILI/HILI”.

 

Em suas abordagens sobre mecanismos de progressão e regressão da fibrose na NASH e histopatologia da DILI/HILI, Dr. David Kleiner comentou: “Eu espero ter ajudado vocês. Nós, como pesquisadores clínicos de doenças, temos o papel de categorizá-las e estudá-las para que possamos auxiliar vocês que estão na vida real, em contato com o paciente”.

 

A ação foi uma parceria entre Hospital Aliança, Fundação Oswaldo Cruz, Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES) e teve o apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Associação Latino-Americana para Estudo do Fígado e Fundação Maria Emília.