IMPRENSA

notícias

04/10/2018

Hospital Aliança adere à campanha contra o câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que a Bahia tenha, só em 2018, um total de 2.870 novos casos de câncer de mama, o que representa o câncer com maior incidência no estado. Só em Salvador, estima-se 1.020 novos casos este ano. Motivo de sobra para que todo o estado se mobilize na luta contra o câncer. O Hospital Aliança também aderiu à campanha este ano e iluminou o Centro Médico de rosa – coloração que faz alusão à campanha mundial.

 

O Câncer
O câncer de mama se apresenta com um nódulo ou tumor endurecido e irregular na mama ou axila. Para melhor prevenção, o autoexame deve ser feito uma vez ao mês após o ciclo menstrual ou a partir de uma data escolhida para as mulheres que não menstruam mais. Entre os fatores de risco, histórico familiar, hereditariedade e mulheres que fazem reposição hormonal podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama. É muito importante manter uma alimentação saudável, buscar um acompanhamento com mastologista e fazer o autoexame de detecção precoce. Este último pode contribuir para índices de cura que chegam até os 95%. Cuide-se.

 

Você sabia?
O aleitamento materno, além de ser ótimo para o bebê nos primeiros dois anos de vida, é fundamental também na prevenção ao câncer já que a amamentação é um fator protetor contra a doença.