IMPRENSA

notícias

19/10/2018

Hospital Aliança promove 2ª edição do Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente na Terapia Infusional

Com o intuito de aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos sobre a Terapia Infusional, o Hospital Aliança realizou, na última sexta-feira (19/10), o II Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente na Terapia Infusional. O evento aconteceu no auditório do Centro Médico Aliança e contou com importantes especialistas do país na Terapia Infusional em uma programação que debate a atuação da farmácia na redução de incidentes, trombose associada ao cateter PICC, estratégias de controle para redução de infecção, novas tecnologias para redução de complicações em Neonatologia e Pediatria e a troca de cateter quando clinicamente indicado.

 

“Este é o 2º ano do Simpósio e a Comissão de Terapia Infusional do Aliança tem muita satisfação em promover um evento tão importante como esse. O Hospital vem investindo em muitos treinamentos e capacitações para que o paciente tenha um desfecho clínico favorável. E uma terapia infusional segura, bem feita, está ligada com o norte verdadeiro da instituição que é de promover uma experiência memorável aos nossos pacientes”, afirma a coordenadora da Comissão e enfermeira líder da Clínica Médica Cirúrgica II, Marcela Lopes.

 

Entre os palestrantes presentes no evento estão: Dr. Ricardo Zimerman – Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Daiane Cais – Hospital Samaritano, Renata Lobo – Hospital Sírio Libanês, Bruna Laranjeira – Hospital Cardiopulmonar, Cláudia Luz – Hospital Albert Einstein, Dra. Aurea Angelica Paste – Hospital Aliança, Fernanda Alaverce – Consultora BARD e Nalmy Melo – Hospital Santo Amaro / Hospital Roberto Santos, entre outros.

 

Como parte da programação, aconteceu ainda  a exposição e premiação de trabalhos apresentados no Simpósio.

 

Certificação em Boas Práticas de Fixação Segura é conferida ao Aliança durante Simpósio

Durante a abertura do evento, as representantes da empresa 3M do Brasil, Juliana Valenciano e Carolina Mendes, promoveram uma cerimônia de entrega da placa e troféu do Urso Diamante 3M ao Hospital Aliança como Certificação em Boas Práticas de Fixação Segura.

 

A diretora assistencial do Hospital Aliança, Clezia Rios, agradeceu o prêmio e parabenizou a equipe. “É uma satisfação muito grande para o Aliança receber esse prêmio. Aqui no Hospital, nós temos uma enfermagem de excelência, respaldada pela ciência e que faz com que o atendimento seja o mais seguro possível. Gostaria de parabenizar também por estarmos fazendo mais um evento de atualização de conhecimentos”, afirmou.

 

Entre os critérios do prêmio, destacou-se a evolução do Hospital na estabilização do cateter, na cobertura estéril, na visualização do sítio de sessão para coberturas que permanecem em períodos maiores que 48 horas e na segurança relacionada à colonização e redução da manipulação dos acessos.