IMPRENSA

notícias

24/05/2019

Hospital Aliança recebe 10º Preceptorship em doenças colestáticas

Acontece nos dias 24 e 25 de maio mais um importante Preceptorship sobre doenças colestáticas no auditório do Hospital Aliança, 8º andar. Sob a coordenação do hepatologista e superintendente médico do Hospital Aliança, Dr. Raymundo Paraná, e do gastrohepatologista, Dr. Marcelo Portugal, a 10ª edição deste curso de formação internacional teve a presença de médicos residentes e especialistas na área que debateram temas como definição de colestase e seu diagnóstico, auto-anticorpos nas doenças colestáticas e histopatologia na colestase.

 

“As doenças colestáticas são aquelas que resultam na dificuldade de excreção da bílis. E esse Preceptorship é importante porque, no nosso sistema de saúde, esse tipo de doença costuma ter diagnóstico tardio. Então, este conhecimento estimula os gastroenterologistas, sobretudo os jovens clínicos, a diagnosticar precocemente e impedir a evolução das doenças para a cirrose hepática, que é a fase mais tardia da doença”, ressaltou Dr. Raymundo Paraná.

 

Entre estes médicos selecionados de diversas regiões do Brasil que participam do curso, está o gastrohepatologista do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e do Hospital Sírio-Libanês (Brasília), Dr. Adriano Moraes. “É um curso muito voltado para a prática, com discussão de casos clínicos. É uma ótima troca de experiência com profissionais de grande experiência na área. ” A opinião foi endossada pela clínica médica, Dra. Débora Cerqueira, que atua no Hospital Clériston Andrade, Feira de Santana. “É uma oportunidade para que possamos ter um embasamento em relação ao diagnóstico precoce dessas doenças”.

 

Entre os palestrantes, além dos coordenadores, trazem abordagens sobre o tema o radiologista e diretor das Unidades Produtivas do Hospital Aliança, Dr. Hélio Braga, o professor de Patologia e Medicina Legal da Ufba e pesquisador da Fiocruz, Dr. Luiz Freitas, e a gastrohepatologista do HUPES e do Hospital Português, Dra. Simone Cunha.