IMPRENSA

notícias

21/03/2019

Hospital Aliança sedia Preceptorship sobre doenças do fígado

O Hospital Aliança recebeu, durante os dias 15 e 16 de março, no auditório do Centro Médico Aliança, a 9ª edição do Preceptorship sobre doenças do fígado coordenada pelo médico hepatologista , Dr. Raymundo Paraná, e pelo médico Gastroenterologista, Dr. Marcelo Portugal.

 

Este projeto tem por objetivo o treinamento de médicos para lidar com o manejo diagnóstico e terapêutico das doenças do fígado. Segundo Dr. Paraná, há poucos especialistas em doenças do fígado no país, por isso a democratização deste conhecimento e a necessidade de projetos de formação nesta especialidade.

 

Nesta edição, o tema debatido foi sobre as doenças colestáticas do fígado, que são aquelas que implicam na dificuldade do fluxo de bile no fígado e que podem evoluir de diversas formas, inclusive a cirrose. No total, 15 participantes de vários estados brasileiros (Bahia, Alagoas, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás) participaram do programa de educação continuada.

 

“O Preceptorship é um modelo pedagógico internacional muito vitorioso e que está no Brasil há quase 10 anos. É um programa que condensa um volume grande de informação e, ao mesmo tempo, promove um intimismo entre a plateia e os professores de maneira a sedimentar o conhecimento que foi gerado”, analisou Dr. Raymundo Paraná.

 

Entre os palestrantes, esteve presente o coordenador do Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital Aliança, Dr. Hélio Braga, que palestrou sobre Diagnóstico por Imagem da Colestase, e o cirurgião vascular do Hospital Aliança, Dr. Leonardo Cortizo.