IMPRENSA

notícias

20/08/2019

Oncologia é tema da 6ª edição do Concurso de Gastronomia Hospitalar

No próximo dia 28 de agosto, às 18h, acontece a 6ª edição do Concurso de Gastronomia Hospitalar do Hospital Aliança que tem como tema “O papel da gastronomia no tratamento do câncer”. O evento ocorre no auditório do Centro Médico Aliança (8º andar) e tem como público-alvo profissionais e estudantes de gastronomia.

 

“O paciente oncológico, muitas vezes, tem dificuldade em se alimentar por causa das medicações. Então, sua dieta será mais elaborada e compartilhada com o mesmo para melhorar sua aceitação, evitar a desnutrição e melhorar sua imunidade. Por isso, o nosso concurso este ano combina teoria e prática para falarmos sobre o tema”, explica a nutricionista do Hospital Aliança, Heliene Sampaio.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer do Brasil (INCA), entre os anos de 2018 e 2019, 600 mil novos diagnósticos de câncer vão surgir no Brasil. O tratamento de cada um deles, sob terapêuticas como a radioterapia e a quimioterapia, afeta bastante o apetite, e, por isso, o cuidado com a gastronomia é fundamental para auxiliar essa nutrição tão importante para a continuidade do processo de recuperação.

 

O evento reunirá seis equipes de estudantes de Nutrição e Gastronomia de universidades da Bahia para uma saudável competição de quem alia mais sabor, apresentação do prato, criatividade e, claro, combinação dos ingredientes mais indicados para os pacientes oncológicos. Além do concurso, que terá como jurados especialistas como a coordenadora de Nutrição do Hospital Aliança, Nely Rabelo, a chef do restaurante Mistura, Andréa Ribeiro, e a chef especialista em comida natural/saudável, Mel Cady, a programação conta ainda com a palestra sobre o tema do evento da coordenadora de Nutrição do Centro Estadual de Oncologia da Bahia (CICAN), Daniela Dantas.

 

“Aqui nós trazemos esse conforto para o paciente oncológico e desmistificamos de que comida de hospital é ruim. A gastronomia tem de ser vista  como um prazer e não como mais uma dor”, reforçou o chef de cozinha do Aliança, Valdomiro Brito.

 

Inscrições

Para se inscrever para assistir ao evento, basta enviar o seu nome completo, informar se é profissional ou estudante de Gastronomia e Nutrição e, se for estudante, de qual universidade está cursando para o e-mail ana.silva@hospitalalianca.com.br (e-mail endereçado para Ana Raquel). O ouvinte inscrito poderá também contribuir com três quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições carentes. Participe.