IMPRENSA

notícias

25/07/2019

Projeto Cuidado Capacitante envolve acompanhantes no cuidado ao paciente

O retorno para casa é um momento muito esperado por pacientes e familiares. Mas às vezes surgem dúvidas, principalmente sobre os cuidados necessários a cada paciente. Para oferecer maior confiança, a nossa equipe multidisciplinar da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) desenvolveu o projeto Cuidado Capacitante.

 

Com encontros semanais entre a equipe de assistência e acompanhantes dos pacientes internados, o Projeto discute estratégias para o melhor cuidado ao paciente no cotidiano. Cada mês um novo tema é abordado como banho, higiene, cuidados com a pele, aspectos psicológicos e alimentação saudável.

 

“A nossa intenção é que o paciente se mantenha o máximo possível de tempo em casa e com segurança. Para isso, nós estamos focando com os familiares o cuidado no pós-alta”, afirma a coordenadora de Enfermagem da UCI, Stela Maris.

 

Os encontros são conduzidos por uma assistente social e outros profissionais da assistência, como psicólogos e enfermeiros. A assistente social, Ieda Oliveira, comemora os resultados dos encontros. “O que nós percebemos é que, a partir do início dos treinamentos, os acompanhantes passam a se sentir mais seguros e isso tem impactado favoravelmente na desospitalização. Anteriormente, existiam muitas dificuldades quando se tratava da volta para casa. Além disso, o Programa é uma forma de estreitar os laços com a equipe. Eles passam a nos perceber enquanto parceiros na assistência àquele ente querido”, finaliza.