Protocolo de AVC do Hospital Aliança é apresentado a profissionais de saúde | Hospital Aliança

IMPRENSA

notícias

12/04/2018

Protocolo de AVC do Hospital Aliança é apresentado a profissionais de saúde

O Time de  Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Aliança apresentou, nesta terça-feira (10/04), às 19h, no Auditório do Centro Médico Aliança, o novo protocolo gerenciado para o rápido diagnóstico e tratamento do AVC. O evento contou com diversos profissionais de saúde como neurologistas, cardiologistas, cirurgiões vasculares, fisioterapeutas, dentre outros. “Essa é mais uma iniciativa que coloca o paciente no centro do cuidado. Com o envelhecimento da população, fica evidente a necessidade dos hospitais trabalharem para atender esses pacientes. O AVC está entre as patologias que estão aumentando de prevalência e precisa de um cuidado coordenado, integrado, padronizado para que o desfecho clínico seja o melhor possível ”, afirma o consultor médico do Hospital Aliança, Dr. Álvaro Nonato.

 

Segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no país, o AVC é uma doença de instalação súbita que ocorre quando o fornecimento de sangue que vai paro o cérebro é interrompido em decorrência de um rompimento ou obstrução de um vaso, causando paralisia ou perda de função cerebral. Para mudar essa realidade, o tempo de atendimento é um grande aliado. “Quando você implementa um protocolo deste tipo, consegue dar o melhor tratamento no menor tempo. Isso beneficia o paciente e as equipes, pois quanto mais rápido se consegue dar os tratamentos, mais eficazes e seguros eles são administrados”, afirma o neurologista e facilitador do Protocolo no Hospital Aliança, Dr. Jamary Oliveira.

 

As equipes multiprofissionais do Aliança já estão sendo treinadas para o atendimento do protocolo  institucional do AVC, garantindo assim um tratamento rápido, eficaz e seguro para o paciente.