IMPRENSA

notícias

14/05/2018

Sessão Científica discute o tratamento da embolia pulmonar

A equipe do Pronto Atendimento Adulto do Hospital Aliança realizou nesta segunda-feira (14/05), uma sessão científica de atualização para médicos e equipe assistencial sobre a Investigação e Tratamento do Tromboembolismo Pulmonar, apresentada pelo médico pneumologista convidado Dr. Aquiles Camelier.

 

A embolia pulmonar decorre de um coágulo, formado no sistema venoso profundo, que se desprende e, atravessando as cavidades direitas do coração, obstrui a artéria pulmonar ou um de seus ramos. Sua incidência na população geral é estimada em 5/10.000 pacientes, com mortalidade quatro vezes maior quando o tratamento não é instituído. Daí a importância do seu reconhecimento, diagnóstico e tratamento.

 

Os principais fatores de risco para o tromboembolismo venoso são: trauma não cirúrgico e cirúrgico; idade maior que 40 anos; tromboembolismo venoso prévio; imobilização; doença maligna, insuficiência cardíaca; infarto do miocárdio; paralisia de membros inferiores; obesidade; veias varicosas; estrogênio; parto; doença pulmonar obstrutiva crônica.

 

“O que buscamos com essa sessão de atualização é identificar os pacientes de risco e fazer a profilaxia adequada, assim como dar o diagnóstico no tempo correto para que o tratamento seja efetivo”, relata a Médica Supervisora do PA, Dra. Ana Almira.