IMPRENSA

notícias

03/01/2012

Sustentabilidade ambiental é destaque no Aliança

A Semana do Meio Ambiente foi comemorada no Hospital Aliança em Salvador com uma programação variada. Uma série de atividades, incluindo exposição de fotografias, oficinas temáticas e  teatro, motivou as equipes a exercer a sustentabilidade e praticar atitudes verdes que vão além do ambiente de trabalho.

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), pacientes, visitantes  e acompanhantes receberam um cartão feito com papel semente, que ao invés de ir para o lixo, quando umedecido e colocado em terra fértil, transforma-se em uma muda da flor boca de leão. Já os colaboradores levaram para casa um imã de geladeira com dicas para economizar água e energia e também participaram de oficinas interativas onde aprenderam como preparar receitas saborosas e nutritivas com a parte dos alimentos normalmente desprezada como, por exemplo, a entrecasca da melancia ou a casca da banana. A segunda oficina foi de artesanato com materiais reciclados e a terceira sobre como plantar temperos e fazer compostagem de resíduos em casa.

Levando em consideração a natureza da atividade dos profissionais da área de saúde e a impossibilidade de se ausentarem do local de trabalho, um grupo de teatro surpreendeu a todos visitando as diversas unidades e, de forma lúdica e bem humorada, falou sobre desperdício no uso dos recursos como papel, água e energia.

No encerramento da semana foram divulgados os vencedores do Concurso de Fotografias “Seu olhar por um mundo melhor”, que estimulou os colaboradores a exercitar a sensibilidade e criatividade fazendo um registro com o tema “preservação do meio ambiente”. Durante um mês, os colaboradores mandaram suas fotos, que primeiro foram selecionadas por um júri técnico e depois, expostas no hospital para votação. Cerca de 500 colaboradores participaram dessa ação, que premiou as três fotos mais votadas.