Segurança do Paciente

Segurança do Paciente

Centro Cirúrgico - Hospital Aliança

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano são realizadas aproximadamente 235 milhões de cirurgias em todo o mundo, ou seja, uma intervenção para cada 25 pessoas.

 

Para buscar uma maior segurança no ato cirúrgico, o Hospital Aliança adota alguns protocolos visando maior segurança no Centro Cirúrgico. Confira aqui alguns procedimentos:

  • O serviço segue protocolos internacionais de prevenção de infecção de sítio cirúrgico desde o preparo do paciente até o final do procedimento cirúrgico. A exemplo da remoção de pelos da região onde será realizada a incisão cirúrgica, que é feita pela equipe de enfermagem, utilizando tricotomizador cirúrgico, evitando lesões e risco de infecção para o paciente.
  • O centro cirúrgico dispõe de uma farmácia com todas as medicações necessárias para os procedimentos anestésicos e cirúrgicos.
  • O transporte dos pacientes cirúrgicos só é realizado por um profissional da área de saúde. A depender do quadro clínico, ele é feito por um técnico de enfermagem, enfermeiro ou por um médico.
  • Após o procedimento cirúrgico, o paciente é conduzido para a recuperação anestésica, onde é assistido em média, pelo período de 2 h por um enfermeiro e um médico anestesista.
  • Antes do procedimento cirúrgico, o paciente é entrevistado por uma enfermeira do centro cirúrgico. Tal medida faz parte do  protocolo de enfermagem para a segurança do paciente.
Logo Anahp            Logo ONA
©2012 Hospital Aliança - Todos os direitos reservados