Triagem

Triagem

Triagem - Hospital Aliança

Os pacientes mais graves são priorizados para o atendimento imediato. Para isso, realizamos a triagem inicial que consiste em uma avaliação feita pela equipe de enfermagem seguindo um protocolo médico de classificação de riscos e das necessidades do paciente.

Nessa verificação, os sinais vitais são medidos e os sintomas registrados para classificar os pacientes quanto à gravidade. Em seguida, serão atendidos em ordem de prioridade pelos médicos plantonistas.

A Emergência trabalha em regime de 24 horas nos 7 dias da semana. Acolher prontamente a todos é o permanente compromisso da equipe de plantão. Por isso é tão importante determinar o nível de gravidade de cada um. Algumas vezes, pacientes com sintomas, sinais ou características de menor gravidade em relação a outros que tenham sinais de emergência e urgência, podem enfrentar algum tempo de espera.  


Níveis de atendimento:

Situações de emergência: são distúrbios que ameaçam a vida e que requerem cuidados médicos imediatos. Ex: parada cardíaca, politrauma, insuficiência respiratória, grandes queimaduras, grandes hemorragias, perda de consciência e algumas dores torácicas.

Situações de urgência: incluem problemas médicos significativos que requerem atendimento médico logo que possível. Ex: dores abdominais persistentes, dor torácica, corpo estranho, cólica renal e quadros febris.

Situações de não-urgência:  situações de pouca gravidade e lesões menores para os quais o atendimento médico não necessita ser imediato. Ex: cefaléia crônica, obstipação, rinite, resfriado, distúrbios gastrointestinais leves, conjuntivites e dores articulares.


Necessidade de atendimento por equipes médicas especializadas

Em alguns casos, após o atendimento inicial, o médico da emergência poderá solicitar parecer de um especialista. A escolha deste segundo profissional será uma decisão do paciente e sua família, que poderá optar por um médico vinculado ao seu convênio de saúde ou um médico particular. Em ambos os casos, este profissional deverá estar cadastrado previamente no Hospital Aliança.

Logo Anahp            Logo ONA
©2012 Hospital Aliança - Todos os direitos reservados