Orientação para acompanhantes

Orientação para acompanhantes

Internação pediátrica

O que é a unidade de Internação pediátrica?
É uma área do hospital destinada a crianças até 14 anos que se encontram com quadro clínico que necessita de assistência contínua. Os horários para visitas são: das 15h às 20h.

Quem dá assistência à criança?
Médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos de enfermagem e outros especialistas, visando assistência qualificada, individualizada e contínua.

Quanto tempo a criança fica internada?
Não há tempo preestabelecido, pois depende da evolução da doença. Sua criança receberá alta quando não mais necessitar de cuidados intensivos e contínuos.

Posso levar objetos de uso pessoal?
É recomendável trazer objetos de uso pessoal das crianças como sabonete, creme dental, escova de dentes e xampu. Quanto mais próxima ela se sentir dos hábitos cotidianos, melhor.

Como é o acesso ao CAP?
Deve ser pela entrada principal, após contato com a Recepção. Não é permitido o acompanhamento das crianças por pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas.

É preciso ter um acompanhante da família com a criança?
Para que a criança sinta-se tranquila, é necessária a presença de um dos pais, como acompanhante, durante as 24 horas. Caso haja impedimento, substituir por outra pessoa com a qual a criança tenha vínculo afetivo, devendo ser comunicado à equipe com antecedência. No caso de revezamento entre acompanhantes, fazer a troca até às 21 horas. Após este horário, a segurança não permitirá a entrada nos apartamentos. Para a proteção dos pacientes internados na Unidade é necessário o controle de visitas.

O que fazer para prevenir infecções hospitalares?

  • Lave as mãos antes e depois do contato com a criança
  • Não manuseie cateteres, sondas, equipamentos de soro ou qualquer outro em uso pela criança
  • Em caso de isolamento, seguir a orientação da equipe
  • Não sente ou deite no leito da criança
  • A criança pode receber os seus brinquedos favoritos, de preferência que sejam laváveis e adequados ao momento da internação
  • Não é permitido trazer alimentos
  • Não é permitida a visita a outros apartamentos

Quais os horários permitidos para visitas?
Das 15h às 20h. São permitidas até duas pessoas por apartamento, ambas devem ser identificadas com pulseira fornecida na recepção principal do CAP.

Como posso conseguir informações sobre o estado clínico da criança internada?
As informações sobre o quadro clínico da criança serão transmitidas pelo médico aos pais, diariamente ou quando solicitadas. Não serão fornecidas informações por telefone, para que possamos evitar falhas na comunicação.

Posso usar qualquer tipo de roupa no hospital?
A equipe do CAP pede aos acompanhantes e visitantes que não usem shorts, camisetas sem manga e calçados abertos.

Qual o procedimento para a alta hospitalar?
A liberação correta é importante para o paciente e também para o Hospital. Por isso, após a alta, o paciente é liberado obedecendo aos seguintes critérios:

  • Registro da alta assinado pelo médico no prontuário
  • Realização de todos os procedimentos prescritos para o paciente
  • Conferência dos últimos lançamentos efetuados na conta hospitalar
  • Após solicitação do faturamento, comparecimento do responsável ao caixa
  • Entrega do documento de confirmação de alta, expedido pela caixa para a enfermagem, que providencia a liberação do aposento

Atenção: é de grande importância a liberação do aposento logo após o fechamento da sua conta hospitalar. Caso isso não ocorra, será cobrada uma nova diária na conta particular. Se o acompanhante sentir necessidade de ajuda para providenciar a saída, pode entrar em contato com a enfermeira da CAP ou com o Serviço Social pelo ramal 7680.

Logo Anahp            Logo ONA
©2012 Hospital Aliança - Todos os direitos reservados