Portal Médico - Hospital Aliança

NOTICIAS

Cirurgia Robótica é realidade no Hospital Aliança

Hospital adquire robô que realiza procedimentos com mais precisão e segurança

Já é possível realizar uma cirurgia robótica no Hospital Aliança. O Hospital adquiriu seu primeiro robô DA VINCI SI, tecnologia que aumenta a precisão e a segurança em procedimentos cirúrgicos relevantes como procedimentos urológicos (prostatectomia e nefrectomia), cirurgias para tratamento da endometriose e cirurgias bariátricas e oncológicas do aparelho digestivo.

“A cirurgia robótica permite ao cirurgião uma abordagem minimamente invasiva, possibilitando uma cirurgia com pequenas incisões, reduzindo o risco de sangramento, com menor dor e desconforto no pós-operatório. Além disso, possibilita ao nosso paciente um retorno mais rápido às suas atividades habituais e alta hospitalar mais precoce”, afirma o coordenador médico do Centro Cirúrgico do Aliança, Dr. Jorge Matheus.

O coordenador da Anestesiologia do Hospital Aliança, Dr. Cezar Fontenelle, conta um pouco dos benefícios para o cirurgião. “Estamos preparados para atender nessa nova tecnologia em que o cirurgião opera o paciente através de um console em uma posição muito mais confortável (sentado) e com uma quantidade e qualidade dos movimentos muito melhor do que nas cirurgias vídeo laparoscópicas. A imagem vista pelo cirurgião é em 3D, o que dá uma visão de profundidade excelente para a operação”.

De fato, o cuidado especializado e diferenciado dos nossos médicos cirurgiões agora se une a esta nova tecnologia que captura por uma câmera imagens tridimensionais (3D HD) do paciente para o cirurgião. Com as imagens em tempo real, o cirurgião tem a capacidade de guiar, através de um joystick, os quatro braços articulados do robô para realizar os movimentos de forma minimamente invasiva. O médico comanda o robô, mas não toca no paciente.

“Com a cirurgia robótica, o cirurgião tem melhor ergonomia e posicionamento para a cirurgia, a precisão do movimento com o robô é muito melhor e as imagens que são geradas tem um zoom de visão 10x aumentada, o que permite ver certa vascularizações que, a olho nu, não se veria. Além disso, o paciente tem uma recuperação muito mais rápida porque o robô possui um centro remoto de movimentação na pinça e não uma alavanca como acontece na laparoscopia. Ele só movimenta ao redor, sem fazer nenhuma força na parede abdominal do paciente”, comenta o Coordenador Nacional de desenvolvimento em Cirurgia Robótica da Rede D´Or São Luiz, Eder Mattos.

A aquisição foi celebrada pelo Diretor de Operação Hospitalar do Hospital Aliança, Dr. Álvaro Nonato. “A excelência em serviços hospitalares e a alta tecnologia são marcas da Rede D’Or São Luiz e o Hospital Aliança está investindo cada vez mais em equipamentos médicos para ampliar e melhorar os serviços aos seus clientes e parceiros. É a alta tecnologia a serviço da vida”. 

O diretor-geral do Hospital Aliança, Dr. Rafael Vita, também enalteceu o novo equipamento. “Nós estamos muito orgulhosos por trazer esta nova tecnologia e outros avanços que virão nesta parceria Hospital Aliança e Rede D´Or. Este é apenas o início de um novo momento que será de muita tecnologia e excelência no atendimento ao nosso paciente”.

Para mais informações e agendamento de cirurgia robótica, o médico cirurgião deve entrar em contato pelo (71) 2108-5860.

Av. Juracy Magalhães Jr, 2096. Rio Vermelho Salvador - Bahia - Brasil. CEP: 41920-900

ACESSE O MAPA