Portal Médico - Hospital Aliança

NOTICIAS

Hospital Aliança realiza primeira ablação de lesões hepáticas guiada por ultrassonografia com fusão de imagens

Procedimento é pioneiro na Bahia

Lesões de difícil identificação por métodos convencionais de imagem ganham agora uma nova ferramenta para detecção e tratamento com o auxílio do novo aparelho de ultrassom adquirido pelo Hospital Aliança.

Na última quarta-feira (23/09), a equipe formada pelo médico radiologista Dr. Luís Maia, pelo médico anestesista Dr. Joselito Silva, pela enfermeira Aparecida Almeida e a técnica de enfermagem Tatiana Derme, realizou a primeira ablação de nódulo hepático com fusão de imagens na Bahia (neste caso, imagens de ressonância magnética e ultrassonografia).

“O procedimento foi uma ablação por micro-ondas, tratamento local de duas lesões no fígado que não eram visíveis pelos métodos tradicionais de ultrassonografia e tomografia computadorizada. Isso só foi possível devido à fusão das imagens da ressonância (com uso de contraste hepatoespecífico), com as imagens do aparelho de ultrassom, nos guiando na identificação e no tratamento das lesões do paciente”, elogiou Dr. Luís Maia.

“Com essa nova tecnologia disponível, podemos fazer o tratamento local dirigido de lesões que previamente não seriam candidatas a esse tipo de procedimento menos invasivo, com maior preservação de áreas sadias do fígado”, comentou o Dr. Marcony Andrade, coordenador do Serviço de Diagnóstico por Imagem (SEDIM) do Hospital Aliança.

Para o Diretor de Unidades Produtivas do Hospital Aliança, Dr. Hélio Braga, a aquisição deste equipamento aprimora a operacionalização de diversos procedimentos de imagem. “Além da fusão das imagens, entre as novas funcionalidades do novo equipamento de ultrassom (Epic 7 Elite), estão a possibilidade de realização da elastografia hepática com a técnica “shear wave” e a realização de ultrassonografia com contraste, que são técnicas entre as mais modernas disponíveis no mundo”, discorreu.

Av. Juracy Magalhães Jr, 2096. Rio Vermelho Salvador - Bahia - Brasil. CEP: 41920-900

ACESSE O MAPA