Portal Médico - Hospital Aliança

NOTICIAS

Hospital Aliança realiza primeiro ultrassom com contraste em hospitais de Salvador

Procedimento é seguro, eficaz e mais confortável para os pacientes.

Neste mês de novembro, o Hospital Aliança deu mais um passo pioneiro na produção de exames de imagem de excelência. O procedimento realizado pelo urologista Dr. Juncal e pelo radiologista Dr. Willy Frederik foi o primeiro exame de ultrassonografia com contraste em um hospital de Salvador, utilizando o novo equipamento de ultrassonografia, categoria Premium, EPIQ Elite, considerado um dos mais modernos do mundo.

“O exame de ultrassonografia com contraste tem diversas aplicações, destacando-se entre elas a sua alta acurácia no diagnóstico de lesões hepáticas e de lesões císticas renais complexas, assim como a avaliação de refluxo vésico-ureteral em crianças e o acompanhamento de pacientes com endopróteses na aorta abdominal”, destacou Dr. Willy.

O radiologista acrescenta que o contraste de microbolhas é bastante seguro e que cerca de 95% do volume administrado é excretado em apenas cinco minutos pelo organismo através da respiração, não exercendo qualquer efeito adverso sobre a função do rins ou da tireoide. Este contraste tem o diferencial também de poupar o paciente da exposição à radiação ionizante, tornando-se uma alternativa para os pacientes claustrofóbicos.

Sobre o exame realizado, Dr. Juncal ressaltou a eficiência do método. Confira o estudo do caso:


Características do paciente
Paciente idoso com achado ultrassonográfico de um cisto complexo (suspeito de um cisto Bosniak IV) de 6,6 cm no terço médio do rim esquerdo. Paciente renal crônico não-dialítico, consequentemente a confirmação do diagnóstico contraindicado com exames contrastados. Indivíduo com certo grau de claustrofobia.

O Procedimento
A ultrassonografia com contraste de microbolhas confirmou com clareza o diagnóstico de um cisto Bosniak IIF (cisto cortical com dois septos finos internos e um incompleto e ambos exibindo discreto preenchimento septal pelo meio de contraste ) e elevação da ecogenicidade cortical de ambos os rins e com leve redução da diferenciação córtico-medular, podendo representar algum grau de nefropatia. Diagnóstico confirmado de Bosniak IIF e planejado controle pelo mesmo método.


O coordenador médico do Serviço de Diagnóstico por Imagem, Dr. Marcony Andrade, e o diretor de Unidades Produtivas do Hospital Aliança, Dr. Hélio Braga, comemoraram o feito com a expectativa de que novos exames possam ocorrer, auxiliando no diagnóstico médico e melhorando o desfecho clínico dos nossos pacientes.

Av. Juracy Magalhães Jr, 2096. Rio Vermelho Salvador - Bahia - Brasil. CEP: 41920-900

ACESSE O MAPA